Embaixo do céu de Angola

Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Monday, February 05, 2007

 

Informação: sobre educação


Sobre Educação

A Declaração Universal do Direitos do Homem diz: “Todos tem o direito a educação.
A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das actividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.”
A educação universal parece estar relativamente avançada, mas a meta tem provado ser difícil de atingir.
Ser alfabetizado melhora a vida da pessoa. A alfabetização pode ser um instrumento para alcançar o desenvolvimento – em nível pessoal, familiar e social, assim como também em níveis macro como nacionais, regionais e mundiais.
A falta de alfabetização está fortemente relacionada com a pobreza, tanto em senso económico quanto com uma profundo senso de privação de capacidades. A alfabetização expande as capacidades individuais, familiares e social para acesso a saúde, educação, política, economia e oportunidades culturais e de serviços.
A Alfabetização de mulheres e meninas é de crucial importância para o problema da desigualdade de género.
Jovens que completaram o ensino primário têm metade das possibilidades de contrair o VIH do que aqueles que não têm acesso a educação. A educação primária universal poderia prevenir 700.000 casos de VIH a cada ano, o que representa por volta de 30% das novas infecções nessa faixa etária.
A Unicef estima que 117 milhões de crianças estão fora do sistema de ensino, do qual 62 milhões são meninas. Fora dos países industrializados apenas 76% de todos os meninos e 72% de todas as meninas frequentam a escola primária na idade oficial para isso. As taxas de frequências são ainda mais baixas se considerarmos a África Subsaariana, onde apenas 60% dos meninos e 57% das meninas estão na escola.

Comments: Post a Comment



<< Home

Archives

April 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?