Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Água e Saneamento
Estima-se que a água imprópria para consumo e a falta de saneamento e higiene são os responsáveis pela morte anual de mais de 1,5 milhões de crianças menores de 5 anos causada pela diarreia.
Essa trágica estatística assinala para a necessidade mundial de se fazer valer as metas do Milénio comprometidas com água e saneamento. A meta é se diminuir pela metade, até o ano de 2015, a proporção de pessoas sem acesso a água segura para beber e ao saneamento básico.
Ao todo, mais de 1 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável de recursos aperfeiçoados, enquanto 2,6 bilhões não tem saneamento básico.
As facilidades e melhorias no saneamento são necessárias para reduzir as chances das pessoas terem contato direto com as fezes humana, o que causa diversas doenças.
No que diz respeito ao acesso ao progresso, 4 regiões em desenvolvimento – Leste da Ásia e Pacífico, Oriente Médio e Norte da África, Sul da Ásia e América Latina e Caribe – estão no caminho para alcançarem as metas do milénio condizentes a água potável. Mas taxas de progresso referentes a África Subsariana e Central, Europa Ocidental e Estados Independentes mostram que essas regiões não atingirão a meta.
A África Subsariana representa 11% da população mundial, mas quase um terço de toda a população sem acesso a água potável vive lá.
As maiores disparidades em água potável e saneamento básico estão entre as zonas rurais e urbanas. Mundialmente, o acesso a recursos aperfeiçoados de água potável é de 95% nas áreas urbanas e apenas 73% nas áreas rurais. A diferença entre áreas rurais e urbanas no quesito água potável tem sua maior disparidade na África Subsariana, onde 81% das pessoas nas áreas urbanas tem acesso a água potável em comparação a 41% nas áreas rurais.
A diarreia não é a consequência mais comum de padrões pobres de água e saneamento. A pneumonia mata mais de 2 milhões de crianças a cada ano e estudos recentes sugerem que a lavagem de roupa com sabão pode ajudar a reduzir a incidência de pneumonia infantil.
Água não tratada e a falta de saneamento e higiene também estão associados a outras doenças, como vermes, bilharzíase e vermes intestinais.