Embaixo do céu de Angola

Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Monday, February 05, 2007

 

Finalmente notícias!







Bom, aqui em Angola tudo tem corrido bem, falta apenas 1 mês para eu ir embora e já estou ficando meio tensa. Existe uma parte de mim que realmente precisa sair e poder analisar as coisas de outro ângulo, uma necessidade de pôr a cabeça no travesseiro e pensar em tudo o que se passou, sem estar inserida no contexto. Aqui é tudo muito intenso, a energia é grande, não consigo pôr as coisas em ordem na cabeça. Outra parte de mim quer ficar, quer fazer algo mais duradouro, quer continuar fazendo parte do contexto. Mas, no fundo acho que ainda não estaria preparada para esse grande passo, que já seria uma decisão de 2/5 anos. Muita coisa tem se passado na minha cabeça, na minha vida e estou realmente me sentindo cansada, um cansaço de muitas experiências ao mesmo tempo, por isso acho realmente que é hora de partir.

O que mais me dói é saber que provavelmente não encontrarei as pessoas que aqui conheci, que fizeram parte tão intensamente da minha vida, que sempre farão parte da minha vida. Muitas pessoas me pedem para não ir, para ficar, para trabalhar aqui. Fico tão triste e sem reação. Quantas coisas por fazer, por descobrir.

Olho para a natureza, os imbundeiros, o mangue, os flamingos, o pôr-do-sol. A brisa do Ramiro! Bênção! As risadas, as conversas, as irritações, as tristezas, as saudades enormes, os aprendizados, as conquistas, as derrotas. Tudo tão especial, tudo tão intenso.

Aqui na EPF a vida corre. 3 Colectivos convivendo juntos. A equipa 2004, fazendo as defesas, contando as conquistas da época do estagia nas comunidades rurais. A equipa 2005, se preparando para o estágio, finalizando as disciplinas, escrevendo os micro-projectos. A equipa 2006, ainda nos estudos, nos trabalhos práticos, sentindo toda essa vibração da equipa que se graduará em 1 semana e da equipa que irá ao estágio. Movimento, energia, trocas de conhecimento.

A equipa que voltou do estágio e trabalhou como professores estagiários nas áreas rurais, alcançou muitas conquistas. Tanto no que diz respeito ao ato de lecionar quanto dentro da comunidade. Construíram latrinas, construíram salas de aula, igreja, fizeram grupos de alfabetização para adultos, escola de esportes. Tiveram impacto nas comunidades onde trabalharam, deixaram coisas concretas. Alguns pretendem voltar para as mesmas áreas para continuarem os seus trabalhos, as suas conquistas.

A vida corre, a vida continua…

Escrito em 20 de Janeiro de 2007

Comments:
Oi Gabi! Parabéns!

O meu nome é Jorge e tambem fui Instrutor de Desenvolvimento na EPF Ramiro em 2002/2003.

Encontrei hoje por acaso o teu blog ... que saudades! Tenho pena de não ter o ter encontrado antes quando ainda estavas em Angola ... podia-te ter dado alguns conselhos.

Pelos vistos não chegaste a sair de Luanda ... é uma pena ... Angola é linda ... mas realmente só indo às escondidas ... foi o que eu fiz ... e não me arrependi nada!

Gostaria muito de saber algumas noticias do pessoal lá da EPF ... quando eu estava lá a leader era a Anette (ela era uma mãe para nós)... mas parece que mudaram nao foi?

Dos teus textos e das tuas fotos só reconheci a Professora Nzinga ... já lá não está a Maria Clara? e o motorista Simão?

Parece que muito pouca coisa mudou ... os professores e os alunos mudaram mas a mentalidade continua exactamente a mesma ... só pensavam em beber, dançar e jogar futebol ... mas trabalhar nada!

Sabes se no Ramiro ainda existe o Jango?... era lá onde eu trabalhava todos os dias no meu projecto da pré-escola com as crianças ... provavelmente agora usam o espaço para guardar os porcos ou qualquer coisa do genero ...

Há muita coisa que eu te queria perguntar ...

este é o meu mail e messenger : jorgehumbertoalves@hotmail.com ... me adiciona para podermos trocar experiencias

muitos parabens pelo blog! reflecte exactamente a realidade angolana ... e muitos parabéns para ti tambem por teres conseguido terminar o programa com algum sucesso ... fazer qualquer coisa naquele local, por mais insignificante que seja, é um acto heroico!

um grande abraço!
Jorge
 
Post a Comment



<< Home

Archives

April 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?