Embaixo do céu de Angola

Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Friday, February 16, 2007

 

Despedida de Angola – Pensamentos aleatórios



















Embarco dia 20 de Fevereiro.

1 Ano fora do Brasil, 6 meses de Angola. Fechamento de um ciclo.
Finalizações completadas, despedidas, saudades.
Uma mistura de tantas emoções e sentimentos, tantas derrotas, experiências e conquistas. Tanto de tudo. Tristeza, alegria, frustração, decepção, descobrimentos.
Como expressar isso tudo em linhas?

Um povo que mesmo diante da miséria e da guerra, não perdeu, não perde a esperança. A vida continua, os sonhos continuam. Talvez falte contestação, indignação por parte dos angolanos diante das disparidades e indiferenças que eles encaram todos os dias. Mas dizem: “É mesmo assim…”

Tantas coisas ainda a serem feitas e melhoradas, em um país que teve seu PIB em 2004 na ordem dos 23 bilhões de dólares!

Aprendi muito nesses 6 meses, muita paciência, lidar com adversidades (como controlar uma sala de aula com alunos que não puderam almoçar ou jantar por falta de água?), aceitação das diferenças culturais que para mim, brasileira, são um absurdo (como lidar com o conhecimento de que suas alunas casadas apanham dos maridos e acham isso normal? Ou que as suas alunas solteiras precisam arrumar “amigo” para lhes pagar as coisas que elas querem e não podem ter? Ou que seus alunos digam que uma mulher só é pouco e que 3 filhos só também é pouco? Ou ouvir de algumas mulheres e homens que deve-se ter 6 ou 7 filhos, pois se alguns morrerem ainda tem os outros?), lidar com a morte de uma forma natural (a morte está presente todos os dias em todas as famílias), lidar com doenças (também presente todos os dias). Como manter a cabeça fria nessas situações? Confesso que no começo sofri, chorei, para mim eram muito intensos os fatos, os novos conhecimentos. Muito “pensar criticamente” a condição das mulheres e as desigualdades de género, que aqui são absolutamente visíveis a quaisquer olhos de fora!

Importante foi a não comparação. Não há como comparar o Brasil, ou os Estados Unidos, ou a Argentina com Angola. Como? Angola passou por 27 anos de guerra civil! Acabou há apenas 4 anos, praticamente todas as infra-estruturas destruídas, a corrupção correndo solta, o dinheiro (muito!) indo apenas para os que tem! Sistema educacional, de saúde colapsados. Falta de pessoal especializado, falta de material, falta de livros! Os livros aqui são absurdamente caros! Um livro que no Brasil custaria 30 ou 40 reais, aqui custa 50 ou 60 DOLARES!!!! No hospital público se não paga a famosa gasosa não é atendido, ou é muito mal atendido.

A felicidade com um simples gesto, com um simples carinho! Como eles ficam felizes, é tão gratificante! Qualquer coisa, um abraço, um sorriso, um lápis! Motivo para um sorriso feliz, para olhos brilhantes. Aprender a apreciar as pequenas coisas, as coisas que nós, na correria do dia a dia não temos tempo, não temos interesse, não pensamos. Como é valorosa ter uma folha branca para escrever! A chuva que enche os baldes de água! O arroz com feijão diário! A criança que chama o seu nome (como ela sabe o meu nome?) ao ver você passear pela vila, e sorri feliz quando você acena. O céu enorme, uma imensidão sem fim, cheio de estrelas. A inocência que ainda existe nas pessoas, apesar da guerra e do sofrimento. O perdão desapercebido, quando eles ficam bravos comigo (porque eu dei uma bronca, dei uma prova, falei coisas que eles não gostaram, não deixei eles pegarem isso ou aquilo), mas no minuto seguinte já estão sorrindo novamente. A curiosidade sobre como é o mundo lá fora, o Brasil, os Estados Unidos.

Mais que tudo aqui em Angola, passei a pensar mais e a questionar mais sobre o Brasil. As diferenças culturais, as misturas, as desigualdades, a violência, o racismo, a corrupção. Os “por quês” e os “comos” que nos perguntamos diariamente, ou quando temos tempo para pensar sobre isso, mas nunca obtemos uma resposta. O Brasil com suas belezas e com suas disparidades. Um desejo e uma vontade de me integrar mais profundamente no que é o Brasil de verdade, de conhecer as caras, de descobri-lo. É como dizem, que as vezes a vida da voltas para percebermos que o nosso lugar seja talvez no ponto de partida. Mas as experiências adquiridas ao longo das voltas que dei e que darei serão, provavelmente, as necessárias para o meu “brasileiramento”.

Finalizo essa etapa, com trecho de uma música cantada pela Ana Carolina e o Seu Jorge:

“Mas tenho ainda muita coisa pra arrumar, promessas que me fiz e que ainda não cumpri, palavras me aguardam o tempo exato pra falar, coisas minhas, talvez você nem queira ouvir… Vou deixar a rua me levar…”

Foi lindo, foi triste, tenho meu coração conectado a Angola, às pessoas que conheci aqui, aos meus alunos e alunas, aos professores e professoras, a Quena e a sua família e aos demais que fizeram parte de tudo o que vivi. Um especial carinho e admiração ao Iwan que fez parte de tudo isso comigo, me apoiou nas horas de aperto e me empurrou para a frente quando eu precisava ser empurrada. Parto já com saudades, sem saber direito que sentimento é esse, uma mistura de perda e de ganhos imensos.


Queria agradecer as pessoas que de longe me apoiaram no caminho, aos que me acompanharam através do blog, ao meu namorado que já passou por isso e sabe exatamente sobre o que eu estou falando e sentindo, e especialmente a minha querida família, a coisa mais especial e importante que tenho nesse mundo.



E-mail: gabileisbalsa@hotmail.com

Comments:
19 de janeiro,Catanduva-SP, Brasil.. 00:15h

acabei de ler todo seu blog..
caraca..
q experiencia.. de vdd fikei comovida em ver q ha pessoas no mundo q lutam por seus sonhos..

axei seu blog por acaso;
comecei a namorar um angolano essa semana e sai no google atras de mais informaçoes sobre o país,na busca entre os blogs, entrei no seu.. e fui lendo toda sua trajetoria, desde os E.U.A ateh a (quase) despedida de angola.. confesso q me emocionei em varios trechos

adorei sua sinceridade.. expondo seus pontos de vista, suas fraquezas, medos e sonhos..

acabei ateh encontrando o meu trabalho de ed. fisica aki: as 8 metas da ONU pra melhorar o mundo..
jah tinha ateh skecido desse trabalho, que bom q vc citou isso aki.. bom enfim.. axo q isso aki tah super completo..
vou indicar pra moh galera, quem sabe o pessoal num passa mais tempo pelo menos fazendo algo mais util na internet..msm q seja apenas lendo,axo q jah eh um bom começo.

Agradeço as experiencias compartilhadas, com ctz vem a acrescentar mto em minha vida.

e te desejo sorte em seus proximos projetos, força pra continuar lutando, q Deus te acompanhe nesse seu trabalho.. e te faço um pedido: por favor nao pare de escrever!


Um grande bjo da sua mais nova admiradora..

=]
 


Olá... Td bom?!?!?

Amei o seu trabalho... Pretendo também em breve estar podendo participar deste projeto que é tão magnifico, pela oportunida e ao mesmo tempo triste pela causa...

Foi o proprio Sandonei IICD Massachusetts que me passou seu blog...

Pois bem tenho que ir... Bjs e até quem sabe um dia...

 
Querida irmã,
Queria apenas te saudar por essa vivência tão profunda e transformadora. Obrigado por compartilhar.
E me inspirar a atravessar o oceano...
Mana do meio
 
Nossa, fiquei impressionada com tudo que li! Suas experiências deve ter sido realmente fascinantes. Quero muito poder fazer o mesmo que você... Lindo seu trabalho!

Beijos
 
Oi,td bom?
Adorei seu trabalho,sempre pensei em particitar de um projeto como este.Sou pedagoga, fazendo pós em Historia e Cultura da Africa.Onde procurar contato, meu e-mail é mary.fafa@bol.com.br , se puder me ajudar te agradeço. beijos Fátima
 
Encontrei esse tesouro no google pesquisando por artigos em Angola.
Meu marido estará partindo para lá em poucos dias e eu estou procurando me informar mais sobre o país.
Acabei de adicionar no msn, espero poder manter contato, vi fotos e estou apaixonada pelo lugar e vendo o tamanho de coisas q se tem por fazer lá...
Obrigada por compartilhar sua experiência de forma tão generosa, Deus a abençoe grandemente!!!
 
This comment has been removed by the author.
 
Olá, li o seu blog e fiquei resoluto de que há muito de belo na vida sendo desapercebido e que bela experiência a sua, emocionante!

Meu e-mail é paulo.yun@gmail.com e gostaria muito conversar contigo, para trocarmos idéias, experiências e todas as suas lições e acontecimentos, gostaria realmente muito,

Bjos e abraços, força!

Paulo Yun Cha
 
What a beautiful blog Gabi. Keep on searching for your dreams! Where next??? ;-)

HAPPY BIRTHDAY BEAUTIFUL!!!!!
Lots of love, Vicky (vicky, vaughn, lacoza, capetown :) )
 
Saudações de um blogueiro amigo de Angola!
 
Post a Comment



<< Home

Archives

April 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?