Embaixo do céu de Angola

Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Monday, December 04, 2006

 

Você já ouviu falar sobre "Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio"?

A Declaração do Milénio, conduzida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, foi adotada por 191 países e os objetivos do desenvolvimento do milénio produziram um conjunto de 8 metas a serem atingidas até 2015.

Meta No 1 “Erradicar a Pobreza extrema e a fome”
Conseguir até 2015:
* Reduzir pela metade a porcentagem de pessoas com um rendimento menor de 1 dólar por dia.
* Reduzir pela metade a porcentagem de pessoas que sofrem de fome.

Você sabia?
- 1/3 Das mortes, ou 18 milhões de pessoas por ano, ou 50 mil pessoas por dia, são relacionadas a pobreza. Desde 1990, 270 milhões de pessoas morreram, na sua maioria mulheres e crianças.
- A cada ano mais de 10 milhões de crianças morrem de fome e de doenças preveníveis. Isso significa, mais de 30 mil por dia ou 1 criança a cada 3 segundos.
- Mais de 1,2 bilhões de pessoas vivem com menos de 1 dólar por dia e 2,7 bilhões (quase a metade da população mundial) vive com menos de 2 dólares por dia.

Meta No 2 “Alcançar o ensino primário universal”
Conseguir até 2015:
* Garantir que meninos e meninas possam concluir o ciclo completo da escolaridade primária.

Você sabia?
- 1 em cada 4 adultos nos países em desenvolvimento, ou 872 milhões de pessoas, é analfabeto.
- Mais de 100 milhões de crianças estão for a da escola.
- Dos adultos que não podem ler nem escrever, 2/3 são mulheres.
- A educação primária universal custaria 10 bilhões por ano – isso é metade do que é gasto pelos norte-americanos em sorvetes.

Meta No 3 “Promover a igualdade do gênero e a capacitação das mulheres”
Conseguir até 2015:
* Eliminar a desigualdade de gênero em todos os níveis de ensino.

Você sabia?
- Das 1,2 bilhões de pessoas vivendo em extrema pobreza no mundo, 70% são mulheres.
- As mulheres trabalham 2/3 das horas de trabalho mundiais, produz metade da comida do mundo e recebe apenas 10% dos rendimentos e possui menos de 1% das propriedades.

Meta No 4 “Reduzir a mortalidade infantil”
Conseguir até 2015:
* Reduzir em 2/3 a taxa de mortalidade entre as crianças abaixo dos 5 anos.

Você sabia?
- 11 Milhões de crianças com menos de 5 anos de idade morrem a cada ano – mais de 1.200 por hora – a maioria por doenças facilmente preveníveis e tratáveis.

Meta No 5 “Melhorar a saúde materna”
Conseguir até 2015:
Reduzir em 3/4 a taxa de mortalidade maternal.

Você sabia?
- Mais de meio milhão de mulheres morrem durante a gravidez ou na hora do parto a cada ano, ou seja, uma morte a cada minuto.
- Dessas mortes, 99% são em países em desenvolvimento. Em algumas partes da África, a mortalidade maternal é de 1 em cada 6.
- Apenas 28 de cada 100 mulheres que dão a luz nos países menos desenvolvidos, são atendidas por agentes de saúde capacitados.

Meta No 6 “Combate ao HIV/Aids, a Malária e outras doenças”
Conseguir até 2015:
* Deter e começar a reduzir a propagação do HIV/Aids.
* Deter e começar a reduzir a incidência de malária e outras doenças graves.

Você sabia?
- 5 Pessoas morrem de Aids a cada minuto.
- Existem 42 milhões de pessoas vivendo com HIV e Aids no mundo. É uma emergência internacional que responde por aproximadamente 8 mil mortes a cada dia nos países mais pobres.
- 20 Milhões de pessoas na África estão infectadas com o vírus HIV – isso significa 64% de todas as infecções.
- Aproximadamente 40% da população mundial, da qual a maioria está vivendo nos países mais pobres, está sob o risco de contrair malária.
- A malária é a causa de mais de 300 milhões de pessoas doentes e é responsável por pelo menos 1 milhão de mortes a cada ano.
- A cada segundo alguém é infectado com tuberculose no mundo.

Meta No. 7. “Garantir a sustentabilidade ambiental”
Conseguir até 2015:
* Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas sociais, invertendo a atual tendência para a perda de recursos ambientais.
* Reduzir para metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável.
* Melhorar consideravelmente a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.

Você sabia?
- Por volta de 2,5 bilhões de pessoas não tem acesso a saneamento e 1,2 bilhões de pessoas não tem acesso a uma fonte de água segura.

Meta No. 8. “Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento”
Conseguir até 2015:
* Continuar a desenvolver um sistema comercial e financeiro mais aberto, regulamentado, previsível e não discriminatório. Inclui um compromisso com a boa governação, desenvolvimento e redução da pobreza – tanto nacional como internacionalmente.
* Atender as necessidades especiais dos países menos desenvolvidos. Inclui taxas e quotas de livre acesso para exportações, reforço do programa de redução de dívida bilateral oficial.
* Negociar de forma abrangente os problemas da dívida dos países em desenvolvimento através de medidas nacionais e internacionais de forma a tornar a dívida sustentável a longo prazo.
* Em cooperação com os países em desenvolvimento, desenvolver e implementar estratégias que permitem trabalho apropriado e produtivo para a juventude.
* Em cooperação com empresas farmacêuticas, permitir o acesso aos medicamentos essenciais disponíveis nos países em desenvolvimento.
* Em cooperação com o setor privado disponibilizar as vantagens das novas tecnologias, especialmente na informação e nas comunicações.

Você sabia?
- O comércio internacional vale 10 milhões de dólares por minuto. 70% Desse valor é controlado por corporações multinacionais.
- Os 49 países mais pobres são responsáveis por 10% da população mundial, mas contam com apenas 0,4% do comércio mundial. A sua parte foi reduzida pela metade desde 1980.
- A vaca media na Comunidade Européia recebe mais de 2 dólares por dia em subsídios, enquanto mais de 3 bilhões de pessoas em países em desenvolvimento estão lutando para sobreviver com menos do que isso.
- Em 1970, 22 dos países mais ricos do mundo, garantiram gastar 0,7 dos seus rendimentos nacionais em ajuda humanitária. 34 anos depois, apenas 5 países mantiveram a promessa.
- Para cada dólar convertido em ajuda para os países em desenvolvimento, mais de 13 dólares são retornados em pagamentos de débitos.

Comments: Post a Comment



<< Home

Archives

April 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?