Embaixo do céu de Angola

Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Friday, December 01, 2006

 

Dia do Professor Angolano

Dia 22 de Novembro foi o dia do professor angolano. Tivemos um evento a noite, “Noite dos Professores”, apesar de apenas eu, o Iwan e o Professor dos Passos termos participado. Foi engraçado!!

Eu recitei um poema (que vergonha!!!), mas eles gostaram, bateram muitas palmas! Jú, estou virando atriz!!! Já cantei o Hino do Brasil para os estudantes da 06, agora poemas. Podem acreditar? Quem me conhece sabe…

O poema que eu recitei foi Instantes de Cecília Meireles, adoro.

“Eu canto porque o instante existe
E a minha vida está completa
Não sou alegre e nem sou triste
Sou poeta

Irmão das coisas fugidias
Não sinto gozo nem tormento
Atravesso noites e dias
No vento

Se desmorono ou me edifico
Se permaneço ou me desfaço
Não sei, não sei
Não sei se fico ou passo

Sei que canto e a canção é tudo
Tem sangue eterno e a asa ritmada
E um dia sei que estarei mudo
Mais nada”

As coisas estão acontecendo por aqui, o tempo está passando. Estou muito feliz com as aulas que tenho dado para a turma de 2005 sobre a mulher, eles estão interessados e sempre me falam que está muito boa. Para mim isso é uma grande conquista, pois essa turma é realmente difícil e eu sou a única professora que dá aulas para eles, alem do líder, nenhum professor que dar aula nessa turma. Ontem uma das alunas falou que a turma realmente gosta de mim e que rolou uma química entre nós. Bom, né?

Também a Nzinga, que é uma professora aqui na escola e a Quena, a moradora do Ramiro, tem sempre pedido para que eu não vá embora, que fique aqui em Angola… É, os laços começam a se estreitar e as pessoas começam a ter uma importância maior. As dificuldades, as tristezas, as felicidades, tudo começa a pesar mais do que antes. Um envolvimento com essa terra, com essa gente.

Estou em Angola!!! Ás vezes me pego pensando em quão louca é a vida, os caminhos que nós traçamos e que nos levam para este ou aquele lugar e de repente eu estou aqui, na África, vivendo e vivenciando coisas que há tempos atrás não eram nem possibilidades no meu pensamento. Me envolvendo com questões que sempre me perturbaram, mas que no corre-corre do dia-a-dia não dava a devida atenção. Os direitos da mulher, a Aids, as milhares de crianças que morrem de doenças facilmente tratáveis, a desnutrição, famílias lutando para sobreviver, o analfabetismo. E me vejo hoje completa e diretamente envolvida nesses assuntos e nessas batalhas, aprendendo e ensinando, trocando experiências e ouvindo. Ouvindo histórias, esperanças, desilusões.

E aqui, mais uma vez, quero agradecer a todos os que me ajudaram nessa realização. Pessoas que me ajudaram com apoio, com dinheiro, que acreditaram em mim. Obrigada!!!

Comments:
será que conseguirei desta vez?ler este poema me troxe lindas recordações da infância, de quando vc recitava para nós, cheia de conhecimento...
gá, não tem como não gostar de vc , uma pessoa tão especial e sensível.
sua irmã

 
Estou surpresa e admirada!
Lindo trabalho!Lindo poema!!!
bjos
Sybille
 
It's jin.
gabi~it's amazing~!!
I hope you always be happy and see you soon.
 
Post a Comment



<< Home

Archives

April 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?