Embaixo do céu de Angola

Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Thursday, December 07, 2006

 

1º de Dezembro - Dia Mundial da luta contra o Sida

Dia 01 de Dezembro é o Dia Mundial do Combate ao Sida – ou Aids no Brasil – e, como não poderia deixar de ser, os estudantes da EPF caíram na estrada com cartazes e músicas para a conscientização e esclarecimentos de dúvidas para a povoação da vila do Ramiro.

No dia anterior, dei uma aula sobre a Sida, os números no mundo e em especial na África Sub-saariana e as suas consequências dentro da comunidade. É claro, também repassei métodos de prevenção e de transmissão. Distribui camisinhas femininas e masculinas entre os alunos (eu arrecadei nos Estados Unidos quando fui fazer o meu teste de HIV) para a ação que ocorreria no dia seguinte. Eles foram responsáveis pela distribuição dessas camisinhas para a comunidade, além de alguns panfletos.

Foi divertido, fomos andando os 4 quilometros que nos separam da vila, cantando músicas sobre a Sida. Alguns motoristas paravam, conversávamos com eles.

As crianças corriam ao nosso lado, curiosas e as mulheres e homens pediam camisinhas e faziam algumas perguntas.

A Sida é um problema crescente na África, principalmente na parte Sub-saariana onde os níveis se elevam a cada dia. Do total de 40 milhões de pessoas infectadas no mundo, 25 milhões se encontram nessa área da África. Além disso, estima-se que a África tenha 12 milhões de órfãos por causa da doença. Essas crianças acabam sendo excluídas da comunidade devido a discriminação e ao medo que as famílias têm por causa da doença.
As mulheres somam um total de 46% dos portadores a nível mundial, mas na África Sub-saariana essa porcentagem é de 57%.

Alguns exemplos de países da África Sub-Saariana com as suas respectivas taxas de prevalência do Sida:
Botsuana (37%), Lesoto (29%), Malawi (14%), Moçambique (12%), Namíbia (21%), Zimbabué (24%), Zâmbia (16%), Suazilândia (39%), África do Sul (21%).

Angola tem uma prevalência de 3,9%, mas essa taxa não é confiável, pois ainda falta um método mais eficaz na coleta de informações. Essa taxa foi obtida através de uma amostra de mulheres grávidas que tiveram acesso a algum posto ou centro de saúde no pré-natal. Estima-se que a taxa gire entre 6 e 10%.

E para mim, o dado mais alarmante é que os jovens (entre 5 aos 24 anos) representam metade de todas as novas infecções, ou seja, uma média de 6.000 novos infectados por dia ou 5 jovens a cada minuto!

É um problema de todos!

Comments:
Olá Gabi! Tdo bem? espero que sim, não sei quanto é difícil mas pelos detalhes que vc me dá em seu blog sinto um pouco do drama que estão passando o mundo porém é tbm um grande incentivador para realizar este trabalho voluntário. se agt pudesse trocar figurinhas ia ser uma honra pra mim, Obrigado e se cuide!

Paulo Yun
 
Oi Gabi! Leio sempre td q vc posta no seu blog, mas este é meu primeiro comentário. Desde o ano passado sou louca de vontade de participar de um projeto. Já fiz tantos contatos com as minhas pesquisas na internet, e foi assim q o link do seu blog caiu no meu email. Leio um pouco do q vc sente aí. Este último então, os números são assustadores. Bom...espero fazer parte desse grupo, mas ainda preciso decidir a melhor época. Estou cursando Odontologia e sou formada em jornalismo. Quero mto ir pela área de saúde.
Força aí e continue o seu rastro de soliedariedade e amor. bjs Louise Cavadinha
lcavadinha@yahoo.com.br
 
Post a Comment



<< Home

Archives

April 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?