Embaixo do céu de Angola

Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Tuesday, November 21, 2006

 

ONDJONGOLE YATENLINWA




Ondjongole Yatenlinwa ou Missão Cumprida em Umbundu (uma das várias línguas de Angola, mais falada entre a Região Centro e Sul de Angola).

Semana passada várias coisas aconteceram e eu quase surtei! Literalmente.

Primeiro aula de inglês para os miúdos do Colectivo 05. Não estavam nem um pouco interessados e queriam que a aula terminasse logo. Parei, fiz a chamada e abandonei a classe.

Na Terça e a na Quarta tivemos o Final de Semana da Construção Global, que acabou sendo no meio da semana. A maior meta era pintar 6 dos 8 blocos que constituem a escola. Eu fiquei responsável por 36 miúdos que iriam pintar o bloco F (dormitórios das meninas). Tinha tinta da cabeça aos pés. Acabei formando um time com 6 miúdas, pois os meninos queriam que elas só ficassem limpando o chão que elas derrubavam a tinta. Resolvi então dar pincel e rolos para cada uma e fiquei com elas pintando um pedaço do bloco. Fomos muito bem! E elas ficaram muito felizes por ter alguém que não inferiorizou a capacidade delas.

Para o Colectivo 2006 os trabalhos irão continuar até o final desta semana. A diretoria da escola resolveu antecipar o 3º Período que seria em Fevereiro e que é intitulado “Construindo a Nossa Escola”, onde os alunos ficam por um mês trabalhando em melhorias na escola. Essa experiência será útil para eles, quando estiverem no período de estágio nas zonas rurais, pois é parte do estágio fazerem melhorias nas áreas onde estiverem atuando, como construção de latrinas, de escolas primárias, de assembleias para a comunidade se encontrar, hortas comunitárias. Bom, antecipou-se esse período devido a uma doação de muitos materiais para a finalização da construção da escola.
Eles continuarão o 2º Período “Angola nosso país” em Fevereiro por 2 semanas.

Na quinta-feira ficamos sabendo que as Olimpíadas iriam acontecer. !!!!!!!!!!!!! Nada preparado e os projetos chegariam no Sábado. Algumas mudanças foram feitas visto que eles não mais passariam aqui o final de semana inteiro, apenas o sábado. Seriam apenas 2 projetos EPF Caxito e Cidadela das Crianças Caxito, ou seja, mais ou menos 250 pessoas.

No final tudo acabou caindo nas minhas costas. Os professores não estavam muito interessados em nada e eu e o Iwan tentando organizar com os micro-grupos de desportos da 05 e da 06 como seriam as preparações e o que ocorreria no dia dos Jogos.

Foi no sábado quando todos viram que realmente as pessoas de Caxito estavam chegando que todos perceberam o que estava errado e o que deveria ser feito e não foi feito, problemas na organização e etc. E todos atrás de mim!!! Quem me conhece sabe como eu devo ter ficado… Irritada! Falei que agora não adiantava ninguém reclamar pois fiquei pedindo ajuda a todos durante a semana e ninguém se interessou agora era tarde para reclamações. “Tá fixe Gabriela. Não fica nervosa.”

Tudo correu mais ou menos bem. Os estudantes de Caxito também não estavam muito interessados em outros esportes que não o Futebol. Então, acabaram competindo apenas o futebol, dama, corrida de 100 e 400m.
O almoço atrasou, mas tínhamos a Quena, uma mulher que eu e o Iwan conhecemos na vila do Ramiro. Ela trouxe pilinhas, pipoca, gasosas (refrigerante), paracuca e sanduíches. Veio com os 3 filhos dela, o Francisco de 12 anos, o Luquinha que deve ter 2 anos e o Vinguila de 3 ou 4. Quando o Vinguilinha me viu ele correu e se atirou nos meus braços. Ele é muito fofo!!!!
(A foto minha e do Iwan com uma senhora e 2 filhos é na casa da Quena)

No futebol masculino teve problema com o juiz daí a Cidadela das Crianças não gostou da arbitragem, abandonou o jogo no meio e foi embora! O pessoal da EPF também estava indo embora mas conseguimos organizar todos para um encerramento e demos a vitória a EPF de Caxito, nada tinha se organizado, mas o Diretor Aristides teve essa iniciativa de fingir que a vitória era da EPF Caxito. Eles ficaram felicíssimos!!!

Infelizmente não tive a oportunidade de tirar fotos desse dia… Não consegui parar um minuto, correndo como uma barata tonta, tentando organizar a desorganização e no final já não tinha mais energia para nada. Ufa!

Agora esta semana volto com minhas aulas de inglês e Porta-Voz da Mulher para a 05 e a semana que vem de inglês e Aids para a 06. O ano letivo terminará por volta do meio de Dezembro, estamos na reta final. E eu já estou aqui há 3 meses!!! Meio caminho andado. Passou voando!!!

Comments:
Que DEUS te abençoe,e q ue vc continue a fazer este trabalho maravilhoso,tenho uma filha que faz relaçoes internacionais em Goiania-Brasil,e o sonho dela,é ir para a Africa viver este momento q vc esta vivendo,fazer este trabalho q voce esta fazendo,,o nome dela é Karoliny,com certeza ela vai entrar em contato com voce.Bem,eu sou fisioterapeuta e osteopata,meu nome é Ilma,e estou por aqui ,em Imperatriz-MA,no que eu puder te ajudar a distancia....pode contar comigo.Abraços,Ilma
 
Oi Gabi!!
muito interessante ler o seu blog, e ver em suas palavras basicamente td q eu vivi... da uma nostalgia indescritivel! Eh impressionante como essa experiencia marca a nossa vida! A volta (mesmo ja tendo 4 meses no Brasil) nao eh facil, a saudade misturada com "quem eu sou?" faz parte constante do minha vida agora...
bom, te desejo td a sorte e paz do mundo!! Q esta experiencia seja tao maravilhosa qnt foi p mim!!!
Muita luz!!
Michele (DI em Mocambique 01 a 06/06)
 
gabi. me dá vontade de pegar o primeiro voo aqui do brasil pra angola. eu sei que meu coraçao ainda está aí e um dia irei buscá-lo. fico muito mas muito orgulhoso do seu trabalho com estes miúdos. esta semana recebi uma notícia triste via eamil, um dos alunos da EPF benguela morreu, ele era meu aluno. muito me orgulha ter tido em angola antes e saber que uma pessoa como voce, está agora se doando para essa causa tão valiosa. valeu maninha!! bjo no coração
 
Gá,
Que saudades...quanta coisa, quanta transformacão,quanto conhecimento.Tristeza e beleza.
Vendo as fotos lembro do quilombo de Frechal,onde estive no Maranhão.
Brasil e Africa
è tanto,tanto...
Amor,
Mana do meio.
 
Post a Comment



<< Home

Archives

April 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?