Embaixo do céu de Angola

Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Wednesday, October 11, 2006

 

Renovando as baterias...








Final de semana, Iwan e eu decidimos fazer algo diferente. Vamos para o Buraco? Vamos. Convidamos alguns estudantes, que disseram que iriam, mas não apareceram. Fomos os dois. Destino: Buraco.

O Buraco é uma praia que se vê de Ramiro, a vilazinha que fica a 4 km da escola. Mas para chegar lá só há duas possibilidades, a seca e a molhada, ou seja, atravessando o mangue numa linha reta ou contornando toda a península. Decidimos pela segunda opção, a seca.

Saímos às 17 horas no sábado, andamos 6 km e paramos para dormir na praia. Existem umas cabaninhas de palha, que são alugadas para os turistas que querem se esconder do sol, dormimos embaixo de uma delas.

Dia seguinte de manhã, matabixamos e começamos a caminhada para o Buraco. Andamos durante toda a manhã para chegar lá. O caminho é muito bonito, tem coqueiros, tem o mangue, tem uma certa melancolia nas casas abandonadas, nas carcaças de carros.

Aqui em Angola é incrível o número de carros ou suas carcaças abandonados nos cantos das estradas, nas ruas. Comecei a tirar fotos de todos que encontro. Vou fazer uma exposição quando chegar ao Brasil (rs). Também casas abandonadas, casas que estavam sendo construídas, grandes, bonitas até, mas completamente abandonadas.

Chegamos ao Buraco, uma vila bem simples de pescadores, com mais ou menos 1200 habitantes. Casas de palha, vários barcos, a água para beber é do mangue, ou seja, salubre.

Encontramos uma ex-aluna da EPF, Selma. Ela foi da primeira turma, da escola onde eu estou voluntariando, em 2000. Na verdade ela iniciou o curso na escola de Caxito, a 60 km ao norte de Luanda, mas houve um ataque da UNITA, onde eles levaram todas as 60 crianças da “Cidadela das Crianças”(projeto da organização com crianças órfãs) e mataram um professor ali, na frente de todos. Graças a Deus, todas as crianças foram recuperadas 2 meses depois, em Uíge, que fica no Norte do país. Fizeram o percurso todo a pé.

Mas voltando a Selma. Ela nos contou o quão importante foi a educação que ela teve na EPF e que aprendeu lá que homens e mulheres tem os mesmos direitos. Disse que no começo o marido ficava bravo quando chegava em casa e ela já tinha pregado quadros ou trocado lâmpadas, pois isso é trabalho de homem. Atualmente trabalha como professora primária, pois acredita que se deve investir na educação para que Angola cresça socialmente. Fiquei muito feliz em tê-la encontrado e ver que realmente há pessoas com um interesse na sociedade em geral e no desenvolvimento de Angola.

O mar no Buraco é lindo, grande, a praia é extensa. Pescadores trabalhando, crianças correndo. Muito bonito.

Iniciamos a caminhada da volta e paramos em uma das casas abandonadas para comer, e depois andamos, andamos, andamos. Foram um total de 24 km. Chegamos de volta as 17 horas do domingo.

Foi realmente uma sensação de paz, de cansaço bom. Uma espairecida e mudança do cotidiano, renovação.

Comments:
Gabriela, vc nao me conhece. Agora conhece um pouco de vc e da sua experiencia. Ano q vem estou indo para a escola (iicd), vou para a zambia em fevereiro de 2008.
Desejo-lhe toda a força do mundo!
Estou torcendo por vc e por todos nós.
Abraço.
Ana Lopes (Belo Horizonte - Brasil)
 
Oi, Gabriela!
Meu nome é Stefano Aguiar, tenho 23 anos e a partir de hoje estou acompanhando seu blog. Li-o de cabo a rabo e adorei.
Respondi a um anúncio do IICD no jornal, recebi algum material para ler, e como tomé que sou, fiquei muito desconfiado. Agora vejo que não é bem assim.
Fora isso, suas aventuras me deixaram, até agora, muito emocionado. Parabéns pela coragem e pela sensibilidade!
 
Olá Gabriela! Antes de mais nada eu gostaria de parabenizá-la pela pessoa que vc é! Muita força, coragem e fé da sua parte em participar dessa missão nada fácil mas que visa um bem maior! Recebi um e-mail do Sandonei falando sobre seu blog e o li todo. Super emocionante tudo o que vc vive aí, o que registra, etc. Tenho muita vontade de poder entrar nessa missão. Quando eu me formar, em meados de 2007, pretendo embarcar nesse viagem, nessa batalha! Me chamo Vinícius, tenho 22 anos e faço artes cênicas aqui em BRasília-DF, minha cidade! Estarei sempre te visitando pra saber o que está acontecendo. Muita saúde, paz e força! Sucesso! Beijos.
vintv@hotmail.com
 
Olá Gabriela! Antes de mais nada gostaria de parabenizá-la pelo seu trabalho maravilhoso! Fico feliz por ver que há pessoas como vc que buscam descobrir sua funçao social no mundo. Sou estudante de Relações Internacionais da USP e para mim tem sido muito importante acompanhar seus depoimentos por terem um conteúdo tão claro sobre uma realidade tão marginalizada pela mídia internacional. Estou com planos de ser um DI em 2008 e, desde já, contatos como o seu são de extrema importância para confirmar essa minha decisão.
Espero que seus trabalhos prossigam bem aí em Angola. Tenha sempre em mente que eles têm ajudado não somente aos africanos, mas também à pessoas como eu que se inspiram em suas atividades.
 
ola gabriela.... sou o eduardo, graduando de filosofia, moro em goiania, sou tecnico em enfermagem, e pretendo ir para os eua fazer a preparaçao para ir para afica, pretendo embarcar na primeira semana de agosto de 2007, no mais estou te acompanhando, suas historias, para melhor me preparar,,,, feliz natallll, fuii, boa sorte....
 
Post a Comment



<< Home

Archives

April 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?