Embaixo do céu de Angola

Um diario, tentando expressar sensacoes, pensamentos. Sentimentos tentando ser traduzidos. Textos, vida, diário, poesia. Um pouco de mim.

Wednesday, September 27, 2006

 

O que ando fazendo...





Escrito em 20 de Setembro de 2006



“Sinto-me orgulhoso de ser Africano
Meus antepassados todos nasceram aqui
Filho legítimo, do mundo Rainha
Minha África, oiê, oiê
Angola oiê oiê oiê
Moçambique ooiê, oiê, oiê
Zimbabwe oiê, oiê, oiê
Malawi ooiê, oiê, oiê
De Cabinda ao Cunene
Um só povo, uma só nação
Viva Angola, Viva Moçambique
Minha Africa, oiê, oiê”

Bom, por aqui tudo indo bem. Agora parece ter começado a época dos mosquitos. Muitos!!! Sempre de manhã e à noite. E são os mais perigosos, pois podem transmitir a malária. Malária! Também parece ter começado um surto. Já temos 5 pessoas em casa devido a ela. E o mosquito transmissor transmite porque picou alguém que já estava infectado. Tento ser a mais cuidadosa possível, vestindo sempre ténis, calça comprida e manga comprida nesses horários e dormindo com o mosquiteiro, além de repelente. Mas é inevitável levar algumas picadas, não tem como não ser picado algumas vezes ao dia.

Minhas funções estão indo bem. Tenho dado aulas de ciências. Mas agora não darei mais essa matéria específica. Darei as matérias sobre o mundo, sobre o Paulo Freire e muito provavelmente serei uma das professoras da matéria “Porta-voz da Mulher”. Os estudantes que estão no 5º período terão um tópico, a partir de Outubro, que é chamado a 2ª cabeça do professor, onde eles escolhem uma especialização em: líder comunitário, porta-voz da mulher, agente de saúde, empreendedor.

Para além de professores primários, eles estarão também capacitados para atuarem diretamente no desenvolvimento e melhoria das comunidades em que serão inseridos e essas especializações tem por objetivo complementar a educação e a desenvoltura dos estudantes.

Também estou participando das parcerias. Todas as quartas-feiras saio da escola junto do meu Project Leader Jesper e vamos nas empresas na cidade de Luanda buscar parcerias para a manutenção da escola.
Também estou responsável pelo jornal da escola, junto aos estudantes, que estamos tentando reativar. Tarefa difícil, decidir matérias, escrever, fotos, etc. Se tudo der certo sairá a semana que vem.

Eu e o Iwan, que é outro voluntário que está aqui em Ramiro comigo, estamos nos dando bem. Nossas atividades não são muito ligadas, o que também ajuda dando uma certa liberdade para cada um agir do modo que acha mais conveniente. Agora, perguntem, por favor… Da onde é o Iwan? Adivinhem?
ARGENTINA! Pode uma coisa dessas? Para onde eu vou, me enrosco com Argentinos!! O que pode ser isso? Sina? Ou muita sorte?

Temos ido juntos a vila do Ramiro durante a semana, são mais ou menos 4 quilômetros, é uma boa caminhada pela praia, mangue, flamingos. Muito bom. Lá estamos encontrando as pessoas e crianças locais que são bem alegres e receptivas. O Iwan é um ótimo relações públicas e muito engraçado.

Temos comprado muitas “pilinhas” lá no Ramiro. São doces, massa frita com coco ralado por cima. No Brasil costuma-se comer com açúcar e canela. São bem boas.

Bom, o que mais irrita por aqui é a falta de liberdade que eu e o Iwan temos. Não podemos ir a nenhum lugar sozinhos, temos que pedir autorização para tudo que formos fazer fora da escola e mesmo assim, só podemos ir se formos acompanhados por alguém e de preferência sem pegar táxi (táxi aqui é uma van que transporta 30 pessoas onde só cabem 10), pois é muito perigoso. Realmente esses táxis têm um estado lastimável e todas as vezes que eu saio da escola, sempre encontrei acidentes pelo caminho. O motorista por aqui, tanto faz de táxi, de carro, de autocarro (ônibus) é muito imprudente.

Então estamos um pouco irritados com a situação, afinal sabemos que todos os outros voluntários que passaram por aqui iam para todos os cantos, escondidos. E também mentiam, falavam que iriam a vila do Ramiro e chegando lá pegavam um táxi ou carona para outros lugares. Mas eu tenho 33 anos e o Iwan 37! Agir como adolescentes não é exatamente o que eu gostaria numa hora dessas da minha vida, sei lá…

Final de semana passado tivemos o “Final de Semana de Construção Global”, onde eu e o Jetty, um dos alunos que é responsável por manutenção, tivemos que decidir tarefas que durariam todo o sábado e metade do domingo para 150 pessoas!!! Foi um grande mutirão. Onde todos os alunos e professores puseram a mão na massa, fazendo tarefas como: pintura de paredes, trocas de lâmpadas, consertos de tomadas, da rede de volei, podar as matabeiras, construir uma casa para o gerador, catar conchas para enfeitas as passagens da escola, cavar buracos para lixo, tapar buracos de lixo, limpar fossas e etc.
Quase fiquei louca! Pois eu era a responsável junto com outro estudante de distribuição das tarefas. Os estudantes se dividiram em micro grupos e cada micro grupo escolhia a tarefa que gostaria de realizar. Cada tarefa tinha uma pontuação e tarefa cumprida era sinal de “rabujados” (balas de caramelo, balas de frutas).

Brasil! Muito Brasil por aqui. Desde as havaianas, na maioria falsificadas, até bolachas, enlatados, roupas, brinquedos, camisolas (camisetas). Tudo! Muito Fábio Jr, Wando, Sandy e Júnior, José Augusto, Roberto Carlos e Roberta Miranda. Todos os lugares. Todas as novelas. Muita TV a cabo, mesmo em casas sem infra-estrutura. A “Malhação” passava aqui no canal Angolano mesmo, mas foi proibida pelo governo pois estava gerando comportamentos nada decentes aos jovens angolanos, segundo a explicação eles estavam se tornando rebeldes e liberais demais para os padrões sociais de Angola. Mas agora eles vêem através da TV a cabo.

Bom, por hoje é isso. Desculpem se o texto está meio embaralhado, mas como não tenho muito tempo para escrever, acabo escrevendo rapidinho…

Saudades do Brasil!

Comments:
Convido-o a visitar o meu blog em http://angolasempre.blog.com relacionado com diversos temas de Angola.
Carlos Lopes
 
Post a Comment



<< Home

Archives

April 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?